Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

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GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO
ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SÃO SEBASTIÂO

PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PDTIC RA-XIV
2024-2027

 

COMPOSIÇÃO ADMINISTRATIVA DA RA-XIV

ROBERTO MEDEIROS SANTOS
Administrador Regional

VALMIR JOSÉ DA CONCEIÇÃO
Chefe de Gabinete

RICARDO GABRIEL TENÓRIO RAMOS
Coordenação de Administração Geral - COAG

KARIK MEDEIROS VOLPE
Coordenação de Licenciamento, Obras e Manutenção - COLOM

NILTON DE OLIVEIRA
Coordenação de Desenvolvimento - CODES

COMITÊ DE GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - CGTIC

Instituído pela Ordem de Serviço n° 58, de 26 de novembro de 2019, publicada no DODF n° 228, de 02 de dezembro de 2019 e alterada pela Ordem de Serviço nº 27, de 26 de abril de 2022, estando presentes:

ROBERTO MEDEIROS SANTOS, Administrador Regional de São Sebastião;
VALMIR JOSÉ DA CONCEIÇÃO, Chefe de Gabinete;
KARIK MEDEIROS VOLPE, Coordenador de Licenciamento, Obras e Manutenção;
RICARDO GABRIEL TENÓRIO RAMOS, Coordenador de Administração Geral;
NILTON DE OLIVEIRA, Coordenador da Coordenação de Desenvolvimento;
VALKIRIA COSTA DE BORBA, Chefe da Assessoria Técnica; 
JOSENICE ANTÔNIO DE SOUZA, Chefe da Ouvidoria; 
JOSECY DA SILVA MIRINDIBA, Chefe da Assessoria de Comunicação; e
LUTHERO DA SILVEIRA FILHO, Chefe da Assessoria de Planejamento.

GRUPO DE TRABALHO DO PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – PDTIC

Instituído pela Ordem de Serviço nº 23, de 10 de Junho de 2024

CLEITON CAVALCANTE FERREIRA
Presidente

EMILY MACHADO DE FARIAS
Membro

CHAYENNI LUCIA BRAGA FURTADO DOS SANTOS
Membro

EDICARLO LUSTOSA DOS SANTOS
Membro

NEY LEITE ROMÃO
Membro

HISTÓRICO DE VERSÕES

Data

Versão

Descrição

Autor

10/09/2024

1.0

Elaboração do Documento

GTPDTIC – RA-SAO

 

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
1. INTRODUÇÃO 
   1.1. OBJETIVO
   1.2. VIGÊNCIA E REVISÃO
2. TERMOS E ABREVIAÇÕES
3. METODOLOGIA APLICADA 
4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
5. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES 
   5.1. PRINCÍPIOS
   5.2. DIRETRIZES
6. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE TI
7. INVENTÁRIO PARQUE TECNOLÓGICO
8. RESULTADOS DO PDTIC ANTERIOR
 9. REFERENCIAL ESTRATÉGICO
10. ANÁLISE SWOT
11. INVENTÁRIO DE NECESSIDADES
   11.1. CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO 
   11.2. NECESSIDADES IDENTIFICADAS
12. PLANO DE METAS E AÇÕES
13. PLANO DE INVESTIMENTOS EM SERVIÇOS E EQUIPAMENTO
14. PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS
15. PLANO DE GESTÃO DE RISCOS
16. FATORES CRITICOS DE SUCESSO 
17. CONCLUSÃO 

APRESENTAÇÃO

A Administração Regional de São Sebastião foi oficializada pela Lei n° 467/93, em 25 de junho de 1993, com o objetivo de cuidar das necessidades da antiga cidade chamada Agrovila. Atualmente, essa administração está ligada à Secretaria de Estado de Governo, de acordo com o Decreto nº 39.898, de 18 de junho de 2019. Suas principais funções são:

  • Representar o Governo do Distrito Federal na região de São Sebastião;

  • Coordenar, fiscalizar e executar projetos e ações governamentais de interesse público;

  • Promover e organizar a participação da população nas decisões que afetam a região.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Administração Regional de São Sebastião, para o período de 2024-2027, foi criado para alinhar as ações de TI com os objetivos da administração e as diretrizes do Governo do Distrito Federal. Esse plano é um guia estratégico que busca modernizar e melhorar a eficiência dos serviços públicos por meio da tecnologia.

1. INTRODUÇÃO

O presente PDTIC visa apoiar o alinhamento das ações de Tecnologia da Informação e Comunicação com o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e os objetivos estratégicos institucionais da Administração Regional de São Sebastião, bem como com a Estratégia Geral de TIC do Governo do Distrito Federal. Este plano estabelece as bases para a transformação digital, garantindo que as ações de TIC sejam coordenadas de forma a atender às necessidades dos cidadãos e às metas governamentais.

       1.1. OBJETIVO

O principal objetivo deste Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é identificar as ações e recursos necessários para melhorar continuamente a infraestrutura, os processos, os recursos humanos e os investimentos em tecnologia da informação. O plano busca garantir que a TIC na Administração Regional de São Sebastião contribua para o desenvolvimento institucional, aumentando a eficiência operacional e ajudando a cumprir os objetivos estratégicos da administração.

A elaboração do PDTIC segue as orientações estabelecidas pela decisão nº 6113/2014 do Tribunal de Contas do Distrito Federal e pelos Decretos nº 37.574, de 26 de agosto de 2016, nº 40.015, de 14 de agosto de 2019, e nº 44.330, de 16 de março de 2023.

Conforme o Decreto de 2016, cabe aos Comitês de Governança de Tecnologia da Informação dos órgãos e entidades da Administração Pública do Distrito Federal a responsabilidade de designar a equipe de elaboração, aprovar, monitorar e publicar seus respectivos PDTICs.

O PDTIC é planejado para se alinhar plenamente às orientações dos Órgãos de Controle governamentais e deve ser aprovado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI). O documento inclui estratégias de curto, médio e longo prazo, sendo a infraestrutura de TI essencial para garantir o bom funcionamento e o desenvolvimento da Administração Regional.

Vale destacar que este plano está previsto para vigorar até 2027, sendo sujeito a revisões técnicas periódicas para mantê-lo atualizado e alinhado ao Plano Plurianual (PPA), à Estratégia Geral de TI (EGTI) e ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI), quando aplicáveis.

1.2. VIGÊNCIA E REVISÃO

Este documento possui validade de 36 meses a partir da data de aprovação pelo Comitê de Governança de TIC (CGTIC). Revisões anuais serão realizadas para assegurar que o PDTIC continue alinhado às necessidades e estratégias da administração, permitindo ajustes e atualizações conforme novas demandas ou mudanças no contexto institucional.

2. TERMOS E ABREVIAÇÕES

Esta seção apresenta uma lista detalhada dos termos técnicos e abreviações utilizadas ao longo do documento, garantindo a clareza e a compreensão dos conceitos e práticas descritos.

TERMO

DESCRIÇÃO

GDF

Governo do Distrito Federal

SISP

Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação

SLTI

Secretaria de Logística de Tecnologia da Informação

IN

Instrução Normativa

EGTI

Estratégia Geral de Tecnologia da Informação

PEI

Plano Estratégico Institucional

PPA

Plano Plurianual

PDTIC

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

PETI

Plano Estratégico de Tecnologia da Informação

EqEPDTIC

Equipe de Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

COBIT

Control Objectives for Information and Related Technologies

ITIL

Information Technology Infrastructure Library

CGTIC

Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação

COAG

Coordenação de Administração Geral

GEAD

Gerência de Administração

NUINF

Núcleo de Informática

COLIC

Coordenação de Licenciamento

COAG

Coordenação de Administração Geral

CODES

Coordenação de Desenvolvimento

GEOFIN

Gerência de Finanças e Contratos

ASPLAN

Assessoria de Planejamento

TIC

Tecnologia da Informação e Comunicação

SWOT

Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats)

RA-SAO

Administração Regional de São Sebastião

Tabela 1 - Termos técnicos

3. METODOLOGIA APLICADA

A metodologia utilizada na elaboração deste PDTIC baseou-se no Guia de PDTIC do SISP v2.1, adaptada às necessidades específicas da Administração Regional de São Sebastião. O processo de elaboração foi dividido em três etapas principais:

  • Preparação: Inclui a definição do escopo e período do PDTIC, a formação da Equipe de Elaboração, a descrição da metodologia e a consolidação dos documentos de referência.

  • Diagnóstico: Envolve a avaliação da situação atual de TI, identificação de necessidades e oportunidades de melhoria.

  • Planejamento: Define as metas, ações, planos de investimentos, gestão de riscos, e estratégias de acompanhamento e avaliação do PDTIC.

 

Figura 01: Processo de Elaboração do PDTIC

4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Os documentos de referência utilizados na elaboração deste PDTIC incluem o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA), a Estratégia de Governo Digital (EGD), entre outros normativos e guias relevantes.

 

ID

DOCUMENTO

DESCRIÇÃO

DR01

Plano Estratégico do Distrito Federal - 2019-2060

Orienta as políticas desenvolvidas pelo Estado, com no centenário da capital da Republica visando garantir dignidade a seus habitantes e ser acolhedora aos seus visitantes;

DR02

Lei nº 7.378, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2023 - PPA 2024-2027

Instrumento de planejamento dos órgãos e das entidades da administração pública distrital direta e indireta, da Câmara Legislativa e do Tribunal de Contas do Distrito Federal, que define diretrizes, programas, ações, objetos, metas e indicadores, com o propósito de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas, em conformidade com o Plano Estratégico GDF;

DR03

Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO Exercício 2025

Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2025 e dá outras providências;

DR04

Lei Orçamentária Anual LOA - 2025

Lei que estima a receita e fixa a despesa do Distrito Federal para o exercício financeiro de 2025;

DR05

Decreto nº 38.094, de 28 de março de 2017

Aprova o Regimento Interno das Administrações Regionais do Distrito Federal e dá outras providências.

DR06

Decreto nº 40.015, de 15 de agosto de 2019

Dispõe sobre a obrigatoriedade de elaboração e publicação dos Planos Diretores de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Distrito Federal;

DR07

Decreto nº 44.330, de 16 de março de 2023

Regulamenta no âmbito do Distrito Federal a recepção da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação.

DR08

Decreto nº 45.011, de 27 de setembro de 2023

Regulamenta a adoção no âmbito do Distrito Federal de normas editadas pela União para contratações de bens e serviços de tecnologia da informação;

DR09

Resolução Nº 03, de 06 de novembro de 2018

Aprova a revisão da Política de Segurança da Informação e Comunicação (PoSIC) do Governo do Distrito Federal.

DR10

Lei 13.709/2018 - LGPD

Dispõe sobre o tratamento de dados pessoais em órgãos públicos e empresas privadas;

DR11

Lei 14.133/2021 – Lei de Licitações e Contratos Administrativos;

Estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

DR12

Instrução Normativa SGD/ME n° 1/2019

Dispõe sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informação (SISP) do Poder Executivo Federal, revogando a IN 04/2014, e sendo recepcionada pelo Governo do Distrito Federal por meio do Decreto n° 45.011/2023;

DR13

Guia de Elaboração de PDTIC do SISP, v.2.1, ano 2021

Documento da SGD/ME que dispõe sobre os padrões, orientações, diretrizes para elaboração do PDTIC;

DR14

Decisão n° 2.128/2016

TCDF alerta a SEPLAG, coordenadora do CGTIC, e os demais órgãos do complexo, que a efetividade das medidas tomadas para o atendimento dos itens II e III da Decisão n.º 6.113/2014, em especial a publicação da nova EGTI do Distrito Federal, será objeto de verificação pela Corte de Contas, por meio de acompanhamento/monitoramento da avaliação da situação de governança de TIC do Distrito Federal, nos termos do item VII da Decisão n.º 6.113/2014;

DR15

Decisão nº 2708/2021

Recomendação do TC-DF ao complexo administrativo do Distrito Federal a manutenção da validade dos certificados de segurança dos sites governamentais, bem como a utilização de técnicas para sanar possíveis vulnerabilidades nas aplicações web.

DR16

Ordem de serviço nº 23, de 10 de junho de 2024

Institui Grupo de Trabalho para desenvolvimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC, com a finalidade de estabelecer o cumprimento das diretrizes e metas de aprimoramento da Governança de Tecnologia da Informação do Governo do Distrito Federal, no âmbito da Administração Regional de São Sebastião -RA-SAO;

Tabela 2 - Tabela de documentos de referência

 

5. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

5.1. PRINCÍPIOS

Os princípios que guiam este PDTIC incluem:

P01

Conformidade Legal: Alinhamento com as leis e regulamentos distritais e federais.

P02

Alinhamento Estratégico: Assegurar que as ações de TIC estejam em sintonia com os objetivos estratégicos da administração.

P03

Segurança da Informação: Garantir a segurança, confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados e sistemas.

P04

Eficiência e Eficácia: Otimizar o uso dos recursos de TIC para maximizar o impacto positivo nas operações institucionais.

Tabela 4 - Tabela de diretrizes

5.2. DIRETRIZES

As diretrizes são as linhas segundo as quais se traça um plano para alcançar os objetivos estratégicos. As diretrizes deste PDTIC são as seguintes:

 

D01

Provimento de plataformas eletrônicas para otimização das atividades setoriais

D02

Aperfeiçoamento da governança de TIC possibilitando otimização dos processos internos

D03

Desenvolvimento e capacitação das pessoas no uso das ferramentas de TIC

D04

Aprimoramento Contínuo da comunicaçãoe integração das áreasde TI com os outros setores desta Administração

D05

Garantia da segurança, disponibilidade e integridade da informação

D06

Garantia da continuidade e qualidade dos serviços prestados e das soluções de TIC fornecidos

D07

Estimulo a adoção de metodologias que assegurem padronização, integração e gestão dos serviços e soluções de TIC

D08

Busca da melhoria continua do processo de planejamento das contratações e gestão dos serviços e soluções de TIC

D09

Garantia de que a execução orçamentaria da área de TIC seja otimizada e alinhada com o plano estratégico da Administração

Tabela 4 - Tabela de diretrizes


  6. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE TI

A estrutura organizacional de TI está centrada no Núcleo de Informática (NUINF), subordinado à Gerência de Administração (GEAD/COAG). Este núcleo é responsável por executar e manter as atividades de TI na Administração Regional, mas atualmente conta com uma equipe insuficiente para atender a todas as demandas, sendo necessário um reforço no quadro de pessoal.

Figura 01: Organograma

 

7. INVENTÁRIO DO PARQUE TECNOLÓGICO

O inventário tecnológico foi realizado para identificar e catalogar os ativos de TI atualmente disponíveis, como servidores, redes, sistemas e equipamentos, destacando a necessidade de atualizações e expansões para suportar as futuras demandas.

 

QUANTIDADE

TIPO DE EQUIPAMENTO

97

Microcomputador (Todos com 10 ou mais anos de uso)

138

Monitor de Vídeo (Todos com 10 ou mais anos de uso)

97

Teclado

6

Switch de Acesso

8

Servidores de Rede

0

Impressora

5

Estabilizador

2

Nobreak 2000va

9

Aparelho Telefônico

0

PABX

0

Bloqueador Telefônico

 

8. RESULTADOS DO PDTIC ANTERIOR

Não existem resultados para análise, tendo em vista que este é o primeiro PDTIC elaborado no âmbito desta Administração Regional.

9. REFERENCIAL ESTRATÉGICO

Para garantir que as ações de TI estejam alinhadas com as estratégias da organização, é essencial identificar todos os instrumentos que possam orientar o trabalho da área de TI.

O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento do governo. Ele define as prioridades e políticas públicas do Governo do Distrito Federal para promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, com base em diagnósticos, cenários e diálogo com a sociedade.

O PPA 2024-2027 (Lei nº 7.378, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2023) abrange o planejamento dos órgãos e entidades da administração pública distrital, da Câmara Legislativa e do Tribunal de Contas do Distrito Federal, e está dividido em três partes: estratégica, tática e operacional.

  1. Dimensão estratégica: Define o legado que o governo quer deixar, os principais eixos de atuação, as diretrizes e os objetivos a serem alcançados.

  2. Dimensão tática: Relaciona-se à estratégica por meio de 13 Programas Temáticos, que focam em políticas públicas específicas, e 3 Programas de Gestão, que cuidam da administração, manutenção e serviços do Estado. Esses programas organizam a gestão, monitoramento, avaliação e execução das políticas governamentais.

  3. Dimensão operacional: Desdobra os programas em ações práticas, como:

  • Ações orçamentárias, previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA);

  • Ações não orçamentárias, que não envolvem gastos diretos, mas são igualmente importantes para o funcionamento do governo.

Essas dimensões trabalham juntas para garantir a eficiência das políticas públicas e o desenvolvimento da cidade.

 

MISSÃO:

Representar e aproximar o Governo do Distrito Federal à população de São Sebastião coordenando os serviços em harmonia com o interesse público local.

VISÃO:

Até 2027, transformar São Sebastião uma cidade mais desenvolvida e cidadã. 

VALORES:

Integridade

Legalidade

Transparência

Profissionalismo

 

10. ANÁLISE SWOT

A análise SWOT identificou as seguintes características:

AMBIENTE INTERNO

FORÇAS (S)

FRAQUEZAS (W)

  • Existência do Comitê de Governança de TI;

  • Dedicação e comprometimento dos servidores.

  • Infraestrutura desatualizada;

  • falta de plano de capacitação específico para TI;

  • insuficiência de pessoal qualificado.

 

AMBIENTE EXTERNO

OPORTUNIDADES (O)

AMEAÇAS (T)

  • Oferta de capacitação dos servidores;

  • possibilidade de parcerias com outros órgãos;

  • melhoria da segurança da informação.

  • Contingenciamento orçamentário;

  • mudanças políticas que afetam a continuidade dos projetos;

  • baixa aderência dos usuários às políticas de TIC.

 

11. INVENTÁRIO DE NECESSIDADES

11.1. CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO

As necessidades de TIC foram priorizadas utilizando a Matriz GUT (Gravidade, Urgência, Tendência) e incluem:

  • Modernização da infraestrutura tecnológica.

  • Aquisição de novos softwares e ferramentas de segurança.

  • Capacitação e ampliação da equipe de TI.

  • Implementação de políticas de backup e recuperação de dados.

 

Matriz  - GUT

 

Depois de ter distribuído todas as notas, é hora de multiplicar os resultados para priorizar as questões de acordo com as pontuações. Nesse caso, você deve multiplicar cada um dos elementos, como nesta fórmula: G x U x T = Resultado final

11.2. NECESSIDADES IDENTIFICADAS

As necessidades de TIC da Administração Regional de São Sebastião foram deliberadas conforme demanda apontadas pelas chefias das unidades de acordo com questionário aplicado.

 

ID

DESCRIÇÃO DA NECESSIDADE

ÁREA TEMÁTICA

ORIGEM

GUT

NI01

Instituir o Planejamento Estratégico de TIC

Governança

COAG, NUINF, ASPLAN

1

NI02

Instituir a Gestão de Segurança da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Governança

COAG, NUINF

1

NI03

Aquisição de ferramentas ou equipamentos para implantar, ampliar e modernizar a segurança da informação

Segurança

COAG, NUINF

4

NI04

Ampliar a Capacidade de Armazenamento de Dados

Infraestrutura

COAG, NUINF

36

NI05

Modernizar e Ampliar o parque computacional

Infraestrutura

TODA A RA-SAO.

2

NI06

Aquisição de softwares para desempenhar atividades diárias de trabalho

Infraestrutura

TODA A RA-SAO.

36

NI07

Implantar Sistema de Monitoramento de Segurança (CFTV)

Segurança

TODA A RA-SAO

1

NI08

Modernização da Estrutura de Rede

Infraestrutura

COAG, NUINF

24

NI09

Implantar um sistema de Back-Up

Segurança

COAG, NUINF

80

NI10

Aquisição de ferramentas para melhoria da comunicação, divulgação e marketing de ações.

Infraestrutura

ASCOM

48

NI11

Ampliar a Estrutura de Pessoal de TIC

Pessoal

NUINF

18

NI12

Implantar rede sem fio (WIFI)

Infraestrutura

NUINF

64

NI13

Instituir uma política de treinamento e capacitação de TIC

Capacitação

NUINF

27

NI14

Aquisição de ferramentas para ampliação e redundância do sistema elétrico

Infraestrutura

COAG, NUINF

24

NI15

Aquisição Serviços de Outsourcing de impressão

Infraestrutura

COAG, NUINF

8

NI16

Aquisição de equipamentos de localização geografica

Infraestrutura

COLOM, CODES.

48

NI17

Aquisição de equipamentos tipo drones

Infraestrutura

GABINETE, COLOM, CODES.

48

NI18

Aquisição de ferramentas para  desenho técnico de engenharia e arquitetura

Infraestrutura

COLOM

48

Tabela  - NECESSIDADES

12. PLANO DE METAS E AÇÕES

O plano de metas e ações foi elaborado para guiar a implementação das iniciativas de TIC ao longo do período de vigência do PDTIC. As metas incluem a modernização da infraestrutura, a capacitação contínua dos servidores, e a melhoria dos processos de governança de TI.

 

META

M1 – Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação

INDICADOR

% de aderência à Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação

2025

10%

2026

35%

2027

70%

AÇÕES

A1

Criação de um Comitê Gestor de Tecnologia da Informação

A2

Elaborar o Plano Estratégico da Tecnologia da Informação - PETI

A3

Conscientizar os Servidores da Importância da Segurança da Informação e utilização correta dos sistemas informatizados

 

META

M2 – Ampliação e Modernização da Computação Pessoal

INDICADOR

% de modernização da rede de comunicação

2025

10%

2026

35%

2027

70%

AÇÕES

A1

Adquirir sistema de monitoração por vídeo

A2

Adquirir microcomputadores completos

A3

Aprimorar os serviços de Outsourcing de impressão

A4

Realizar reforma da infraestrutura de TIC

A5

Adquirir softwares de proteção virtual (Antivírus e Firewall)

A6

Adquirir notebooks

A7

Adquirir licenças de softwares para desenho técnico e de softwares para edição imagem e vídeo

A8

Adquirir equipamentos de energia e protetores de surto

A9

Aquisição de equipamentos de localização geografica

A10

Aquisição de equipamentos tipo drones

 

META

M3 – Ampliação e Modernização da Rede de Comunicação

INDICADOR

% de modernização da rede de comunicação

2025

10%

2026

35%

2027

70%

AÇÕES

A1

Telefonia VOIP

A2

Adquirir switches do tipo POE

A3

Adquirir aparelhos telefônicos compatíveis com tecnologia VOIP

 

13. PLANO DE INVESTIMENTOS EM SERVIÇOS E EQUIPAMENTO

Este plano detalha os investimentos necessários em TI, incluindo a aquisição de novos equipamentos, a atualização de sistemas e a implementação de soluções de segurança da informação. Os custos e o cronograma de execução foram planejados de acordo com as prioridades estabelecidas no PDTIC.

NATUREZA DA DESPESA

PROGRAMA DE TRABALHO

VALOR

4.4.90.52

Modernização de Sistema de Informação

967.550,00

3.3.90.30

37.185,00

3.3.90.39

Gestão da Informação e dos Sistemas de TI

50.000,00

 

14. PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS

Diante da escassez de pessoal qualificado em TI, o plano propõe a contratação de novos servidores e estagiários, além de um programa contínuo de capacitação para melhorar as competências técnicas dos funcionários.

Desta forma, sugerimos a seguinte reestruturação baseada na metodologia proposta pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, publicada por meio da Resolução 211 de 15 de dezembro de 2015, para estimar o quadro de pessoal permanente e a força de trabalho mínima para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Essa metodologia alcança apenas os órgãos do Poder Judiciário, porém foi utilizada em função da inexistência de outro estudo que se aplique especificamente aos órgãos do Poder Executivo.

O cálculo utilizado na Resolução 211 do CNJ é realizado em função da demanda e do porte da organização. Consideram-se fatores como o número de  usuários internos de recursos de TIC, o grau de informatização, número de estações de trabalho, entre outros.

A Resolução supracitada estabelece:

TOTAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS DE TIC

MÍNIMO DA FORÇA DE TRABALHO DE TIC (EFETIVOS, COMISSIONADOS E TERCEIRIZADOS)

MÍNIMO NECESSÁRIODE SERVIDORES DO QUADRO PERMANENTE

Até 500

7,00%

4,55%

Entre 501 e 1.500

4,00%+15

2,60%+9,75

Entre 1.501 e 3.000

3,00%+30

1,95%+19,5

Entre 3.001 e 5.000

1,50%+75

0,975%+48,75

Entre 5.001 e 10.000

1,00%+100

0,65%+65

Tabela 5 - Tabela referência percentual

 

Portanto, considerando a análise acima, a Administração Regional de São Sebastião precisaria de pelo menos 03 a 04 servidores na função de TIC e hoje possui apenas 01.

Registra-se, ainda, que há a necessidade de manutenção de 2 estagiários, sendo 1 para o período matutino e 1 para o período vespertino.

Quanto à adequação qualitativa do quadro, é importante ressaltar que a previsão relativa à capacitação e competências se dará por meio da execução da ação de elaboração do plano de capacitação.

15. PLANO DE GESTÃO DE RISCOS

O plano de gestão de riscos identifica as principais ameaças à execução do PDTIC, como a falta de pessoal qualificado e os atrasos em processos licitatórios, e propõe medidas de controle para minimizar seus impactos.

Para cada ameaça, com o auxílio da matriz de riscos, define-se uma escala de três níveis de classificação risco:

Figura 03: Matriz de riscos

 

Conforme o nível, deve-se proceder com a escolha de desenvolvimento das ações de redução dos impactos (I) negativos e a probabilidade (P) de o risco ocorrer ou mesmo a busca no sentido de evitar a causa do risco, quando da possibilidade.

 

ID

RISCO

P

I

NIVEL

CONTROLES EXISTENTES

CONTROLES NECESSÁRIOS

R1

Não execução do PDTIC.

10

16

160

Monitoramento contínuo dos projetos do PDTIC.

Implementação de governança de TI

R2

Atrasos ou fracasso nos processos licitatórios.

16

16

256

Priorização dos aquisições / contratações estruturantes, monitoramento realizado pela COAG

Recomposição da força de trabalho e priorização da contratação.

R3

Ausência de Pessoal Qualificado para a Execução das Ações de TIC.

16

16

256

Levantamento da força de trabalho; solicitação de priorização para recomposição de recursos humanos no processo aberto para realização de concurso público.

Recomposição da força de trabalho e Qualificação pessoal.

R4

Perda de Servidores Qualificados e de Conhecimento devido à Evasão de Pessoal.

16

16

256

Levantamento da força de trabalho.

Valorização da carreira e melhoria nas condições de trabalho.

Tabela 6 - Tabela de riscos

16. FATORES CRITICOS DE SUCESSO

Os fatores críticos de sucesso para a implementação do PDTIC são:

  1. Apoio da alta administração: O envolvimento do Gabinete da Administração Regional de São Sebastião (RA-SAO) é fundamental, tornando o PDTIC um compromisso institucional integrado aos demais processos estratégicos da RA-SAO.

  2. Participação ativa do Comitê de Governança de TIC (CGTIC): O comitê deve estar envolvido, especialmente na priorização e direcionamento das ações de TI.

  3. Revisões periódicas: O PDTIC deve ser revisado regularmente para se adaptar a possíveis mudanças na estrutura organizacional ou nas diretrizes estratégicas.

  4. Plano dinâmico e contínuo: O PDTIC não deve ser visto como um evento único, mas como um processo contínuo que se ajusta conforme necessário.

  5. Recursos disponíveis: É essencial garantir a disponibilidade de orçamento e de pessoal capacitado para implementar as ações previstas.

  6. Engajamento dos servidores: Os servidores da RA-SAO precisam ser informados e sensibilizados sobre o PDTIC, entendendo sua importância como uma ferramenta de planejamento, gestão e diagnóstico dos recursos e processos de TI.

17. CONCLUSÃO

A implementação deste PDTIC é crucial para garantir que a Administração Regional de São Sebastião esteja preparada para os desafios tecnológicos do futuro, promovendo uma gestão pública mais eficiente, segura e alinhada com as melhores práticas de governança de TI. A realização de revisões anuais e o monitoramento contínuo das metas estabelecidas garantirão que o PDTIC permaneça relevante e eficaz ao longo de sua vigência.

Este plano define as diretrizes estratégicas de TI para o período de 2024-2027, direcionando os investimentos e as ações do Núcleo de Informática da Administração Regional de São Sebastião. Isso contribuirá diretamente para o alcance dos objetivos estratégicos do Governo do Distrito Federal.

A elaboração do PDTIC contou com a participação dos diversos setores da Administração, levando em consideração suas demandas e expectativas, o que garantiu o alinhamento das ações de TI com os objetivos estratégicos do GDF. Também foi considerada a integração com normas e diretrizes específicas dos órgãos de controle voltadas para TI.

Por fim, destacamos que as ações previstas no PDTIC exigirão investimentos orçamentários para modernizar a infraestrutura, sistemas e processos de TI. Isso resultará na melhoria dos processos administrativos, no aumento da oferta de serviços e funcionalidades, e na entrega de soluções de TI com mais rapidez, confiabilidade e segurança.