PDTIC
COMPARTILHAR
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO
ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SÃO SEBASTIÂO
PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PDTIC RA-XIV
2024-2027
COMPOSIÇÃO ADMINISTRATIVA DA RA-XIV
ROBERTO MEDEIROS SANTOS
Administrador Regional
VALMIR JOSÉ DA CONCEIÇÃO
Chefe de Gabinete
RICARDO GABRIEL TENÓRIO RAMOS
Coordenação de Administração Geral - COAG
KARIK MEDEIROS VOLPE
Coordenação de Licenciamento, Obras e Manutenção - COLOM
NILTON DE OLIVEIRA
Coordenação de Desenvolvimento - CODES
COMITÊ DE GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - CGTIC
Instituído pela Ordem de Serviço n° 58, de 26 de novembro de 2019, publicada no DODF n° 228, de 02 de dezembro de 2019 e alterada pela Ordem de Serviço nº 27, de 26 de abril de 2022, estando presentes:
ROBERTO MEDEIROS SANTOS, Administrador Regional de São Sebastião;
VALMIR JOSÉ DA CONCEIÇÃO, Chefe de Gabinete;
KARIK MEDEIROS VOLPE, Coordenador de Licenciamento, Obras e Manutenção;
RICARDO GABRIEL TENÓRIO RAMOS, Coordenador de Administração Geral;
NILTON DE OLIVEIRA, Coordenador da Coordenação de Desenvolvimento;
VALKIRIA COSTA DE BORBA, Chefe da Assessoria Técnica;
JOSENICE ANTÔNIO DE SOUZA, Chefe da Ouvidoria;
JOSECY DA SILVA MIRINDIBA, Chefe da Assessoria de Comunicação; e
LUTHERO DA SILVEIRA FILHO, Chefe da Assessoria de Planejamento.
GRUPO DE TRABALHO DO PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – PDTIC
Instituído pela Ordem de Serviço nº 23, de 10 de Junho de 2024
CLEITON CAVALCANTE FERREIRA
Presidente
EMILY MACHADO DE FARIAS
Membro
CHAYENNI LUCIA BRAGA FURTADO DOS SANTOS
Membro
EDICARLO LUSTOSA DOS SANTOS
Membro
NEY LEITE ROMÃO
Membro
HISTÓRICO DE VERSÕES
Data | Versão | Descrição | Autor |
10/09/2024 | 1.0 | Elaboração do Documento | GTPDTIC – RA-SAO |
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
1.1. OBJETIVO
1.2. VIGÊNCIA E REVISÃO
2. TERMOS E ABREVIAÇÕES
3. METODOLOGIA APLICADA
4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
5. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
5.1. PRINCÍPIOS
5.2. DIRETRIZES
6. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE TI
7. INVENTÁRIO PARQUE TECNOLÓGICO
8. RESULTADOS DO PDTIC ANTERIOR
9. REFERENCIAL ESTRATÉGICO
10. ANÁLISE SWOT
11. INVENTÁRIO DE NECESSIDADES
11.1. CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO
11.2. NECESSIDADES IDENTIFICADAS
12. PLANO DE METAS E AÇÕES
13. PLANO DE INVESTIMENTOS EM SERVIÇOS E EQUIPAMENTO
14. PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS
15. PLANO DE GESTÃO DE RISCOS
16. FATORES CRITICOS DE SUCESSO
17. CONCLUSÃO
APRESENTAÇÃO
A Administração Regional de São Sebastião foi oficializada pela Lei n° 467/93, em 25 de junho de 1993, com o objetivo de cuidar das necessidades da antiga cidade chamada Agrovila. Atualmente, essa administração está ligada à Secretaria de Estado de Governo, de acordo com o Decreto nº 39.898, de 18 de junho de 2019. Suas principais funções são:
-
Representar o Governo do Distrito Federal na região de São Sebastião;
-
Coordenar, fiscalizar e executar projetos e ações governamentais de interesse público;
-
Promover e organizar a participação da população nas decisões que afetam a região.
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Administração Regional de São Sebastião, para o período de 2024-2027, foi criado para alinhar as ações de TI com os objetivos da administração e as diretrizes do Governo do Distrito Federal. Esse plano é um guia estratégico que busca modernizar e melhorar a eficiência dos serviços públicos por meio da tecnologia.
1. INTRODUÇÃO
O presente PDTIC visa apoiar o alinhamento das ações de Tecnologia da Informação e Comunicação com o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e os objetivos estratégicos institucionais da Administração Regional de São Sebastião, bem como com a Estratégia Geral de TIC do Governo do Distrito Federal. Este plano estabelece as bases para a transformação digital, garantindo que as ações de TIC sejam coordenadas de forma a atender às necessidades dos cidadãos e às metas governamentais.
1.1. OBJETIVO
O principal objetivo deste Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é identificar as ações e recursos necessários para melhorar continuamente a infraestrutura, os processos, os recursos humanos e os investimentos em tecnologia da informação. O plano busca garantir que a TIC na Administração Regional de São Sebastião contribua para o desenvolvimento institucional, aumentando a eficiência operacional e ajudando a cumprir os objetivos estratégicos da administração.
A elaboração do PDTIC segue as orientações estabelecidas pela decisão nº 6113/2014 do Tribunal de Contas do Distrito Federal e pelos Decretos nº 37.574, de 26 de agosto de 2016, nº 40.015, de 14 de agosto de 2019, e nº 44.330, de 16 de março de 2023.
Conforme o Decreto de 2016, cabe aos Comitês de Governança de Tecnologia da Informação dos órgãos e entidades da Administração Pública do Distrito Federal a responsabilidade de designar a equipe de elaboração, aprovar, monitorar e publicar seus respectivos PDTICs.
O PDTIC é planejado para se alinhar plenamente às orientações dos Órgãos de Controle governamentais e deve ser aprovado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI). O documento inclui estratégias de curto, médio e longo prazo, sendo a infraestrutura de TI essencial para garantir o bom funcionamento e o desenvolvimento da Administração Regional.
Vale destacar que este plano está previsto para vigorar até 2027, sendo sujeito a revisões técnicas periódicas para mantê-lo atualizado e alinhado ao Plano Plurianual (PPA), à Estratégia Geral de TI (EGTI) e ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI), quando aplicáveis.
1.2. VIGÊNCIA E REVISÃO
Este documento possui validade de 36 meses a partir da data de aprovação pelo Comitê de Governança de TIC (CGTIC). Revisões anuais serão realizadas para assegurar que o PDTIC continue alinhado às necessidades e estratégias da administração, permitindo ajustes e atualizações conforme novas demandas ou mudanças no contexto institucional.
2. TERMOS E ABREVIAÇÕES
Esta seção apresenta uma lista detalhada dos termos técnicos e abreviações utilizadas ao longo do documento, garantindo a clareza e a compreensão dos conceitos e práticas descritos.
TERMO | DESCRIÇÃO |
GDF | Governo do Distrito Federal |
SISP | Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação |
SLTI | Secretaria de Logística de Tecnologia da Informação |
IN | Instrução Normativa |
EGTI | Estratégia Geral de Tecnologia da Informação |
PEI | Plano Estratégico Institucional |
PPA | Plano Plurianual |
PDTIC | Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação |
PETI | Plano Estratégico de Tecnologia da Informação |
EqEPDTIC | Equipe de Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação |
COBIT | Control Objectives for Information and Related Technologies |
ITIL | Information Technology Infrastructure Library |
CGTIC | Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação |
COAG | Coordenação de Administração Geral |
GEAD | Gerência de Administração |
NUINF | Núcleo de Informática |
COLIC | Coordenação de Licenciamento |
COAG | Coordenação de Administração Geral |
CODES | Coordenação de Desenvolvimento |
GEOFIN | Gerência de Finanças e Contratos |
ASPLAN | Assessoria de Planejamento |
TIC | Tecnologia da Informação e Comunicação |
SWOT | Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) |
RA-SAO | Administração Regional de São Sebastião |
Tabela 1 - Termos técnicos
3. METODOLOGIA APLICADA
A metodologia utilizada na elaboração deste PDTIC baseou-se no Guia de PDTIC do SISP v2.1, adaptada às necessidades específicas da Administração Regional de São Sebastião. O processo de elaboração foi dividido em três etapas principais:
-
Preparação: Inclui a definição do escopo e período do PDTIC, a formação da Equipe de Elaboração, a descrição da metodologia e a consolidação dos documentos de referência.
-
Diagnóstico: Envolve a avaliação da situação atual de TI, identificação de necessidades e oportunidades de melhoria.
-
Planejamento: Define as metas, ações, planos de investimentos, gestão de riscos, e estratégias de acompanhamento e avaliação do PDTIC.
Figura 01: Processo de Elaboração do PDTIC
4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
Os documentos de referência utilizados na elaboração deste PDTIC incluem o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA), a Estratégia de Governo Digital (EGD), entre outros normativos e guias relevantes.
ID | DOCUMENTO | DESCRIÇÃO |
DR01 | Plano Estratégico do Distrito Federal - 2019-2060 | Orienta as políticas desenvolvidas pelo Estado, com no centenário da capital da Republica visando garantir dignidade a seus habitantes e ser acolhedora aos seus visitantes; |
DR02 | Lei nº 7.378, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2023 - PPA 2024-2027 | Instrumento de planejamento dos órgãos e das entidades da administração pública distrital direta e indireta, da Câmara Legislativa e do Tribunal de Contas do Distrito Federal, que define diretrizes, programas, ações, objetos, metas e indicadores, com o propósito de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas, em conformidade com o Plano Estratégico GDF; |
DR03 | Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO Exercício 2025 | Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2025 e dá outras providências; |
DR04 | Lei Orçamentária Anual LOA - 2025 | Lei que estima a receita e fixa a despesa do Distrito Federal para o exercício financeiro de 2025; |
DR05 | Decreto nº 38.094, de 28 de março de 2017 | Aprova o Regimento Interno das Administrações Regionais do Distrito Federal e dá outras providências. |
DR06 | Decreto nº 40.015, de 15 de agosto de 2019 | Dispõe sobre a obrigatoriedade de elaboração e publicação dos Planos Diretores de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Distrito Federal; |
DR07 | Decreto nº 44.330, de 16 de março de 2023 | Regulamenta no âmbito do Distrito Federal a recepção da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação. |
DR08 | Decreto nº 45.011, de 27 de setembro de 2023 | Regulamenta a adoção no âmbito do Distrito Federal de normas editadas pela União para contratações de bens e serviços de tecnologia da informação; |
DR09 | Resolução Nº 03, de 06 de novembro de 2018 | Aprova a revisão da Política de Segurança da Informação e Comunicação (PoSIC) do Governo do Distrito Federal. |
DR10 | Lei 13.709/2018 - LGPD | Dispõe sobre o tratamento de dados pessoais em órgãos públicos e empresas privadas; |
DR11 | Lei 14.133/2021 – Lei de Licitações e Contratos Administrativos; | Estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; |
DR12 | Instrução Normativa SGD/ME n° 1/2019 | Dispõe sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informação (SISP) do Poder Executivo Federal, revogando a IN 04/2014, e sendo recepcionada pelo Governo do Distrito Federal por meio do Decreto n° 45.011/2023; |
DR13 | Guia de Elaboração de PDTIC do SISP, v.2.1, ano 2021 | Documento da SGD/ME que dispõe sobre os padrões, orientações, diretrizes para elaboração do PDTIC; |
DR14 | Decisão n° 2.128/2016 | TCDF alerta a SEPLAG, coordenadora do CGTIC, e os demais órgãos do complexo, que a efetividade das medidas tomadas para o atendimento dos itens II e III da Decisão n.º 6.113/2014, em especial a publicação da nova EGTI do Distrito Federal, será objeto de verificação pela Corte de Contas, por meio de acompanhamento/monitoramento da avaliação da situação de governança de TIC do Distrito Federal, nos termos do item VII da Decisão n.º 6.113/2014; |
DR15 | Decisão nº 2708/2021 | Recomendação do TC-DF ao complexo administrativo do Distrito Federal a manutenção da validade dos certificados de segurança dos sites governamentais, bem como a utilização de técnicas para sanar possíveis vulnerabilidades nas aplicações web. |
DR16 | Ordem de serviço nº 23, de 10 de junho de 2024 | Institui Grupo de Trabalho para desenvolvimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC, com a finalidade de estabelecer o cumprimento das diretrizes e metas de aprimoramento da Governança de Tecnologia da Informação do Governo do Distrito Federal, no âmbito da Administração Regional de São Sebastião -RA-SAO; |
Tabela 2 - Tabela de documentos de referência
5. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
5.1. PRINCÍPIOS
Os princípios que guiam este PDTIC incluem:
P01 | Conformidade Legal: Alinhamento com as leis e regulamentos distritais e federais. |
P02 | Alinhamento Estratégico: Assegurar que as ações de TIC estejam em sintonia com os objetivos estratégicos da administração. |
P03 | Segurança da Informação: Garantir a segurança, confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados e sistemas. |
P04 | Eficiência e Eficácia: Otimizar o uso dos recursos de TIC para maximizar o impacto positivo nas operações institucionais. |
Tabela 4 - Tabela de diretrizes
5.2. DIRETRIZES
As diretrizes são as linhas segundo as quais se traça um plano para alcançar os objetivos estratégicos. As diretrizes deste PDTIC são as seguintes:
D01 | Provimento de plataformas eletrônicas para otimização das atividades setoriais |
D02 | Aperfeiçoamento da governança de TIC possibilitando otimização dos processos internos |
D03 | Desenvolvimento e capacitação das pessoas no uso das ferramentas de TIC |
D04 | Aprimoramento Contínuo da comunicaçãoe integração das áreasde TI com os outros setores desta Administração |
D05 | Garantia da segurança, disponibilidade e integridade da informação |
D06 | Garantia da continuidade e qualidade dos serviços prestados e das soluções de TIC fornecidos |
D07 | Estimulo a adoção de metodologias que assegurem padronização, integração e gestão dos serviços e soluções de TIC |
D08 | Busca da melhoria continua do processo de planejamento das contratações e gestão dos serviços e soluções de TIC |
D09 | Garantia de que a execução orçamentaria da área de TIC seja otimizada e alinhada com o plano estratégico da Administração |
Tabela 4 - Tabela de diretrizes
6. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE TI
A estrutura organizacional de TI está centrada no Núcleo de Informática (NUINF), subordinado à Gerência de Administração (GEAD/COAG). Este núcleo é responsável por executar e manter as atividades de TI na Administração Regional, mas atualmente conta com uma equipe insuficiente para atender a todas as demandas, sendo necessário um reforço no quadro de pessoal.
Figura 01: Organograma
7. INVENTÁRIO DO PARQUE TECNOLÓGICO
O inventário tecnológico foi realizado para identificar e catalogar os ativos de TI atualmente disponíveis, como servidores, redes, sistemas e equipamentos, destacando a necessidade de atualizações e expansões para suportar as futuras demandas.
QUANTIDADE | TIPO DE EQUIPAMENTO |
97 | Microcomputador (Todos com 10 ou mais anos de uso) |
138 | Monitor de Vídeo (Todos com 10 ou mais anos de uso) |
97 | Teclado |
6 | Switch de Acesso |
8 | Servidores de Rede |
0 | Impressora |
5 | Estabilizador |
2 | Nobreak 2000va |
9 | Aparelho Telefônico |
0 | PABX |
0 | Bloqueador Telefônico |
8. RESULTADOS DO PDTIC ANTERIOR
Não existem resultados para análise, tendo em vista que este é o primeiro PDTIC elaborado no âmbito desta Administração Regional.
9. REFERENCIAL ESTRATÉGICO
Para garantir que as ações de TI estejam alinhadas com as estratégias da organização, é essencial identificar todos os instrumentos que possam orientar o trabalho da área de TI.
O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento do governo. Ele define as prioridades e políticas públicas do Governo do Distrito Federal para promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, com base em diagnósticos, cenários e diálogo com a sociedade.
O PPA 2024-2027 (Lei nº 7.378, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2023) abrange o planejamento dos órgãos e entidades da administração pública distrital, da Câmara Legislativa e do Tribunal de Contas do Distrito Federal, e está dividido em três partes: estratégica, tática e operacional.
-
Dimensão estratégica: Define o legado que o governo quer deixar, os principais eixos de atuação, as diretrizes e os objetivos a serem alcançados.
-
Dimensão tática: Relaciona-se à estratégica por meio de 13 Programas Temáticos, que focam em políticas públicas específicas, e 3 Programas de Gestão, que cuidam da administração, manutenção e serviços do Estado. Esses programas organizam a gestão, monitoramento, avaliação e execução das políticas governamentais.
-
Dimensão operacional: Desdobra os programas em ações práticas, como:
-
Ações orçamentárias, previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA);
-
Ações não orçamentárias, que não envolvem gastos diretos, mas são igualmente importantes para o funcionamento do governo.
Essas dimensões trabalham juntas para garantir a eficiência das políticas públicas e o desenvolvimento da cidade.
MISSÃO: | Representar e aproximar o Governo do Distrito Federal à população de São Sebastião coordenando os serviços em harmonia com o interesse público local. |
VISÃO: | Até 2027, transformar São Sebastião uma cidade mais desenvolvida e cidadã. |
VALORES: | Integridade Legalidade Transparência Profissionalismo |
10. ANÁLISE SWOT
A análise SWOT identificou as seguintes características:
AMBIENTE INTERNO | |
FORÇAS (S) | FRAQUEZAS (W) |
|
|
AMBIENTE EXTERNO | |
OPORTUNIDADES (O) | AMEAÇAS (T) |
|
|
11. INVENTÁRIO DE NECESSIDADES
11.1. CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO
As necessidades de TIC foram priorizadas utilizando a Matriz GUT (Gravidade, Urgência, Tendência) e incluem:
-
Modernização da infraestrutura tecnológica.
-
Aquisição de novos softwares e ferramentas de segurança.
-
Capacitação e ampliação da equipe de TI.
-
Implementação de políticas de backup e recuperação de dados.
Matriz - GUT
Depois de ter distribuído todas as notas, é hora de multiplicar os resultados para priorizar as questões de acordo com as pontuações. Nesse caso, você deve multiplicar cada um dos elementos, como nesta fórmula: G x U x T = Resultado final
11.2. NECESSIDADES IDENTIFICADAS
As necessidades de TIC da Administração Regional de São Sebastião foram deliberadas conforme demanda apontadas pelas chefias das unidades de acordo com questionário aplicado.
ID | DESCRIÇÃO DA NECESSIDADE | ÁREA TEMÁTICA | ORIGEM | GUT |
NI01 | Instituir o Planejamento Estratégico de TIC | Governança | COAG, NUINF, ASPLAN | 1 |
NI02 | Instituir a Gestão de Segurança da Tecnologia da Informação e Comunicação. | Governança | COAG, NUINF | 1 |
NI03 | Aquisição de ferramentas ou equipamentos para implantar, ampliar e modernizar a segurança da informação | Segurança | COAG, NUINF | 4 |
NI04 | Ampliar a Capacidade de Armazenamento de Dados | Infraestrutura | COAG, NUINF | 36 |
NI05 | Modernizar e Ampliar o parque computacional | Infraestrutura | TODA A RA-SAO. | 2 |
NI06 | Aquisição de softwares para desempenhar atividades diárias de trabalho | Infraestrutura | TODA A RA-SAO. | 36 |
NI07 | Implantar Sistema de Monitoramento de Segurança (CFTV) | Segurança | TODA A RA-SAO | 1 |
NI08 | Modernização da Estrutura de Rede | Infraestrutura | COAG, NUINF | 24 |
NI09 | Implantar um sistema de Back-Up | Segurança | COAG, NUINF | 80 |
NI10 | Aquisição de ferramentas para melhoria da comunicação, divulgação e marketing de ações. | Infraestrutura | ASCOM | 48 |
NI11 | Ampliar a Estrutura de Pessoal de TIC | Pessoal | NUINF | 18 |
NI12 | Implantar rede sem fio (WIFI) | Infraestrutura | NUINF | 64 |
NI13 | Instituir uma política de treinamento e capacitação de TIC | Capacitação | NUINF | 27 |
NI14 | Aquisição de ferramentas para ampliação e redundância do sistema elétrico | Infraestrutura | COAG, NUINF | 24 |
NI15 | Aquisição Serviços de Outsourcing de impressão | Infraestrutura | COAG, NUINF | 8 |
NI16 | Aquisição de equipamentos de localização geografica | Infraestrutura | COLOM, CODES. | 48 |
NI17 | Aquisição de equipamentos tipo drones | Infraestrutura | GABINETE, COLOM, CODES. | 48 |
NI18 | Aquisição de ferramentas para desenho técnico de engenharia e arquitetura | Infraestrutura | COLOM | 48 |
Tabela - NECESSIDADES
12. PLANO DE METAS E AÇÕES
O plano de metas e ações foi elaborado para guiar a implementação das iniciativas de TIC ao longo do período de vigência do PDTIC. As metas incluem a modernização da infraestrutura, a capacitação contínua dos servidores, e a melhoria dos processos de governança de TI.
META | M1 – Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação | ||||
INDICADOR | % de aderência à Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação | ||||
2025 | 10% | 2026 | 35% | 2027 | 70% |
AÇÕES | |||||
A1 | Criação de um Comitê Gestor de Tecnologia da Informação | ||||
A2 | Elaborar o Plano Estratégico da Tecnologia da Informação - PETI | ||||
A3 | Conscientizar os Servidores da Importância da Segurança da Informação e utilização correta dos sistemas informatizados |
META | M2 – Ampliação e Modernização da Computação Pessoal | ||||
INDICADOR | % de modernização da rede de comunicação | ||||
2025 | 10% | 2026 | 35% | 2027 | 70% |
AÇÕES | |||||
A1 | Adquirir sistema de monitoração por vídeo | ||||
A2 | Adquirir microcomputadores completos | ||||
A3 | Aprimorar os serviços de Outsourcing de impressão | ||||
A4 | Realizar reforma da infraestrutura de TIC | ||||
A5 | Adquirir softwares de proteção virtual (Antivírus e Firewall) | ||||
A6 | Adquirir notebooks | ||||
A7 | Adquirir licenças de softwares para desenho técnico e de softwares para edição imagem e vídeo | ||||
A8 | Adquirir equipamentos de energia e protetores de surto | ||||
A9 | Aquisição de equipamentos de localização geografica | ||||
A10 | Aquisição de equipamentos tipo drones |
META | M3 – Ampliação e Modernização da Rede de Comunicação | ||||
INDICADOR | % de modernização da rede de comunicação | ||||
2025 | 10% | 2026 | 35% | 2027 | 70% |
AÇÕES | |||||
A1 | Telefonia VOIP | ||||
A2 | Adquirir switches do tipo POE | ||||
A3 | Adquirir aparelhos telefônicos compatíveis com tecnologia VOIP |
13. PLANO DE INVESTIMENTOS EM SERVIÇOS E EQUIPAMENTO
Este plano detalha os investimentos necessários em TI, incluindo a aquisição de novos equipamentos, a atualização de sistemas e a implementação de soluções de segurança da informação. Os custos e o cronograma de execução foram planejados de acordo com as prioridades estabelecidas no PDTIC.
NATUREZA DA DESPESA | PROGRAMA DE TRABALHO | VALOR |
4.4.90.52 | Modernização de Sistema de Informação | 967.550,00 |
3.3.90.30 | 37.185,00 | |
3.3.90.39 | Gestão da Informação e dos Sistemas de TI | 50.000,00 |
14. PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS
Diante da escassez de pessoal qualificado em TI, o plano propõe a contratação de novos servidores e estagiários, além de um programa contínuo de capacitação para melhorar as competências técnicas dos funcionários.
Desta forma, sugerimos a seguinte reestruturação baseada na metodologia proposta pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, publicada por meio da Resolução 211 de 15 de dezembro de 2015, para estimar o quadro de pessoal permanente e a força de trabalho mínima para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Essa metodologia alcança apenas os órgãos do Poder Judiciário, porém foi utilizada em função da inexistência de outro estudo que se aplique especificamente aos órgãos do Poder Executivo.
O cálculo utilizado na Resolução 211 do CNJ é realizado em função da demanda e do porte da organização. Consideram-se fatores como o número de usuários internos de recursos de TIC, o grau de informatização, número de estações de trabalho, entre outros.
A Resolução supracitada estabelece:
TOTAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS DE TIC | MÍNIMO DA FORÇA DE TRABALHO DE TIC (EFETIVOS, COMISSIONADOS E TERCEIRIZADOS) | MÍNIMO NECESSÁRIODE SERVIDORES DO QUADRO PERMANENTE |
Até 500 | 7,00% | 4,55% |
Entre 501 e 1.500 | 4,00%+15 | 2,60%+9,75 |
Entre 1.501 e 3.000 | 3,00%+30 | 1,95%+19,5 |
Entre 3.001 e 5.000 | 1,50%+75 | 0,975%+48,75 |
Entre 5.001 e 10.000 | 1,00%+100 | 0,65%+65 |
Tabela 5 - Tabela referência percentual
Portanto, considerando a análise acima, a Administração Regional de São Sebastião precisaria de pelo menos 03 a 04 servidores na função de TIC e hoje possui apenas 01.
Registra-se, ainda, que há a necessidade de manutenção de 2 estagiários, sendo 1 para o período matutino e 1 para o período vespertino.
Quanto à adequação qualitativa do quadro, é importante ressaltar que a previsão relativa à capacitação e competências se dará por meio da execução da ação de elaboração do plano de capacitação.
15. PLANO DE GESTÃO DE RISCOS
O plano de gestão de riscos identifica as principais ameaças à execução do PDTIC, como a falta de pessoal qualificado e os atrasos em processos licitatórios, e propõe medidas de controle para minimizar seus impactos.
Para cada ameaça, com o auxílio da matriz de riscos, define-se uma escala de três níveis de classificação risco:
Figura 03: Matriz de riscos
Conforme o nível, deve-se proceder com a escolha de desenvolvimento das ações de redução dos impactos (I) negativos e a probabilidade (P) de o risco ocorrer ou mesmo a busca no sentido de evitar a causa do risco, quando da possibilidade.
ID | RISCO | P | I | NIVEL | CONTROLES EXISTENTES | CONTROLES NECESSÁRIOS |
R1 | Não execução do PDTIC. | 10 | 16 | 160 | Monitoramento contínuo dos projetos do PDTIC. | Implementação de governança de TI |
R2 | Atrasos ou fracasso nos processos licitatórios. | 16 | 16 | 256 | Priorização dos aquisições / contratações estruturantes, monitoramento realizado pela COAG | Recomposição da força de trabalho e priorização da contratação. |
R3 | Ausência de Pessoal Qualificado para a Execução das Ações de TIC. | 16 | 16 | 256 | Levantamento da força de trabalho; solicitação de priorização para recomposição de recursos humanos no processo aberto para realização de concurso público. | Recomposição da força de trabalho e Qualificação pessoal. |
R4 | Perda de Servidores Qualificados e de Conhecimento devido à Evasão de Pessoal. | 16 | 16 | 256 | Levantamento da força de trabalho. | Valorização da carreira e melhoria nas condições de trabalho. |
Tabela 6 - Tabela de riscos
16. FATORES CRITICOS DE SUCESSO
Os fatores críticos de sucesso para a implementação do PDTIC são:
-
Apoio da alta administração: O envolvimento do Gabinete da Administração Regional de São Sebastião (RA-SAO) é fundamental, tornando o PDTIC um compromisso institucional integrado aos demais processos estratégicos da RA-SAO.
-
Participação ativa do Comitê de Governança de TIC (CGTIC): O comitê deve estar envolvido, especialmente na priorização e direcionamento das ações de TI.
-
Revisões periódicas: O PDTIC deve ser revisado regularmente para se adaptar a possíveis mudanças na estrutura organizacional ou nas diretrizes estratégicas.
-
Plano dinâmico e contínuo: O PDTIC não deve ser visto como um evento único, mas como um processo contínuo que se ajusta conforme necessário.
-
Recursos disponíveis: É essencial garantir a disponibilidade de orçamento e de pessoal capacitado para implementar as ações previstas.
-
Engajamento dos servidores: Os servidores da RA-SAO precisam ser informados e sensibilizados sobre o PDTIC, entendendo sua importância como uma ferramenta de planejamento, gestão e diagnóstico dos recursos e processos de TI.
17. CONCLUSÃO
A implementação deste PDTIC é crucial para garantir que a Administração Regional de São Sebastião esteja preparada para os desafios tecnológicos do futuro, promovendo uma gestão pública mais eficiente, segura e alinhada com as melhores práticas de governança de TI. A realização de revisões anuais e o monitoramento contínuo das metas estabelecidas garantirão que o PDTIC permaneça relevante e eficaz ao longo de sua vigência.
Este plano define as diretrizes estratégicas de TI para o período de 2024-2027, direcionando os investimentos e as ações do Núcleo de Informática da Administração Regional de São Sebastião. Isso contribuirá diretamente para o alcance dos objetivos estratégicos do Governo do Distrito Federal.
A elaboração do PDTIC contou com a participação dos diversos setores da Administração, levando em consideração suas demandas e expectativas, o que garantiu o alinhamento das ações de TI com os objetivos estratégicos do GDF. Também foi considerada a integração com normas e diretrizes específicas dos órgãos de controle voltadas para TI.
Por fim, destacamos que as ações previstas no PDTIC exigirão investimentos orçamentários para modernizar a infraestrutura, sistemas e processos de TI. Isso resultará na melhoria dos processos administrativos, no aumento da oferta de serviços e funcionalidades, e na entrega de soluções de TI com mais rapidez, confiabilidade e segurança.